Ordem DeMolay: uma questão de exemplos

Na ocasião da reinstalação do Capítulo nº 500 do SCODB, aqui em Teresina, no final de março, quis transmitir aos novos Irmãos, que tinham acabado de iniciar a jornada da vida DeMolay conosco, sobre o que era a Ordem DeMolay. É sempre complicado ser um dos últimos a falar, mas como a vida de MCE exige algumas tarefas dificéis mesmo… Enfim, para ser didático tentei usar exemplos e, mais do que isso, ousei a resumir o núcleo duro da Ordem a trabalhar com exemplos.Vamos desenvolver essa ideia.

O primeiro e maior exemplo com que a Ordem DeMolay trabalha é a própria figura do Cavaleiro Medieval e, em especial, do último Grão-Mestre da Ordem dos Templários: nosso companheiro, Jacques DeMolay. Como nos é sempre dito, DeMolay é símbolo do companheirismo incondicional que preferiu morrer a trair sua Ordem e seus companheiros. A partir dele, buscamos desenvolver, pois, esse espírito de fraternidade, atualizando na sociedade os preceitos da Cavalaria Medieval.

Depois, tomamos como exemplo nossas lideranças adultas: nossos tios maçons que abraçam a causa de Ordem, patrocinando-nos e apoiando-nos. Esse aspecto é importantíssimo para esclarecer, inclusive, o que significa patrocinar um Capítulo DeMolay que, neste entendimento, ultrapassa a visão limitada de apenas ceder espaço físico para as reuniões e/ou fazer contribuições financeiras. A Maçonaria trabalha conosco para nos servir, também, de exemplos. Queremos ser os “homens bons” que eles são e nos representam ser. Destaco também que a Maçonaria trabalha com exemplos: Jacques DeMolay é apenas um dos exemplos que eles se utilizam e nós nos apropriamos!

Por fim e mais importante: buscamos nos espelhar em nossos Irmãos. Afinal, somos nós, jovens, que entendemos perfeitamente pelo que passamos, que sabemos de nossas necessidades e que, enfim, se não entendermos ou sabermos realmente, pelo menos cremos nisso! DeMolay é nosso ideal maior; os maçons são nossos exemplos futuros; e nossos irmãos, nosso exemplo mais imediato. Dessa forma, a famosa explicação de que a Ordem é uma “escola de líderes” está sim correta, mas se deve adicionar o diferencial dessa escola: o trabalho da construção do espírito de liderança com exemplos.

Percebemos, assim, que um DeMolay não deve apenas se basear nos exemplos propostos, mais do que isso, tem também que ser um exemplo! Um exemplo de irmão, de companheiro, de filho, de namorado, de estudante, de patriota, de amigo, enfim: de cidadão. Então, nunca mais titubeie quando te questionarem se “você se considera um exemplo a ser seguido”, afinal, pondo em prática nossas Sete Virtudes, esforçando-se para construção de uma sociedade mais justa, solidária e honesta: não há como não ser um exemplo! Não há, contudo, a obrigação de vencermos sempre, de contarmos apenas vitórias. O simples e sincero esforço em ser, sempre e cada vez mais, um homem melhor basta, porque são nossos esforços que movimentam a história…

Enfim, é isto. Começo com este blog uma nova missão minha como DeMolay. Quero compartilhar com todos um pouco desta minha “Rotina DeMolay” que é, em síntese, um dos motores da minha vida. Este blog é para ser atemporal, por isso não vou fazer algo específico somente para alguma função que esteja desempenhando. Vou, claro, comentar sempre sobre elas, com os ensinamentos que tenho a partir delas e, principalmente, sobre os exemplos que tive e que quero passar a vocês. Seria trágico se minha história dentro da Ordem chegasse ao fim e não deixasse, ao menos, esta semente plantada. Como bem sabemos, das fileiras vimos e às fileiras retornaremos, mas o que fazemos nesse intervalo de tempo é o grande diferencial de nossa formação humanística e pessoal!

Abraço forte e sincero,

@YWalter

P.S.: Na coluna “Sobre mim” pode ser identificado um pouco sobre minha historiografia dentro da Ordem!

Um comentário em “Ordem DeMolay: uma questão de exemplos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s