Cumprindo compromissos

A palavra de um homem é seu maior tesouro, mas também pode ser a razão de sua ruína. E a Ordem DeMolay, dentre seus ensinamentos, destaca esse: pensar e repensar antes de agir, de falar e de se comprometer. Afinal, o homem nada mais é do que a forma com que ele conduz suas ações e suas obrigações, por meio das quais seu contato com o mundo e sua vivência em sociedade se concretizam. Enfim, como os Senhores perceberam, hoje vamos conversar sobre compromissos.

A Ordem DeMolay, conhecida como uma Escola de Líderes, busca produzir para a sociedade homens de bem que, em suma, honrem sua palavra, cumprindo-a norteados pelas Sete Virtudes de um DeMolay. Nesse sentido, destaco uma dupla obrigação de todo DeMolay: 1ª) cumprir sua palavra e 2ª) embasar-se sempre em nossas Virtudes. Não basta, pois, ao DeMolay fazer o que prometeu, mas realizar suas promessas com louvor – seguindo nossos preceitos e ensinamentos.

É fácil? Não, não é. Como costumo dizer, o que a vida tinha de fácil, já foi feito e inventado. Mas isso, Senhores, não torna a tarefa impossível: pelo contrário, traz mais emoção! Aprender a conciliar as obrigações e conseguir executá-las com maestria faz parte das exigências da nossa sociedade atual – globalizada, integrada e interdisciplinar. Ninguém é, por exemplo, “apenas” DeMolay. Um jovem entre 12 e 21 anos é, no mínimo, também estudante. Além de filho, é claro. Sem falar que pode ser também irmão mais velho, namorado e, até mesmo, profissional.

Somos, portanto, multifuncionais e a Ordem nos ensina a administrar nosso tempo. Nossos compromissos com a Ordem não vêm para substituir nossos outros afazeres, mas para complementá-los e, principalmente, nos aperfeiçoar naquilo que fazemos! Devemos, envim, levar sempre a sério nossos votos e nossas promessas, doando-nos ao máximo e intensamente para fazer valer a confiança que os outros, nossos Irmãos, depositam em nós.

Relembro, por fim, o pronunciamento que fiz quando assumi o Gabinete Estadual da Liderança Juvenil do Piauí no último ano (clique aqui para ler). Iniciei com as seguintes palavras: “um homem não é obrigado a prometer nada, mas depois que promete é obrigado a cumprir”. São palavras sábias repassadas do meu avô para minha mãe e que adoto como lema na minha jornada. Essas palavras me lembram que somos livres para o que quisermos, exceto quando nos prendemos com nossas próprias palavras. Assim, somos “donos” de nós mesmos porque mandamos em nós, em nosso querer e nossa liberdade. Contudo, quando nos comprometermos com algo… Bem, redirecionamos nossa liberdade para isso, então, que cumpramos!

Neste último mês, muita coisa aconteceu. Concluímos a segunda fase do plano do gestão à frente do Gabinete Estadual da Liderança Juvenil, realizando os Encontros Regionais da Ordem DeMolay Piauiense (leia mais sobre na nossa circular); estamos nos organizando para expansão da Ordem DeMolay Piauiense, reinstalando alguns Capítulos agora em junho; estamos trabalhando também na expansão da Ordem DeMolay no Nordeste; e, enfim, lançamos oficialmente a candidatura ao Gabinete Nacional da Liderança Juvenil, do SCODB (leia o manifesto de candidatura clicando aqui).

Estamos, como podem ver, trabalhando a todo vapor – e não vamos parar! Mas fazemos sempre pausas para refletir: e este é um desses momentos. Não é fácil tomar algumas decisões, só que com os ensinamentos que nosso Ritual traz esse processo torna-se menos difícil. Refletir, repensar, analisar. É fato que nunca estaremos 100% preparados e/ou habilitados para algo: estaremos, sim, menos despreparados e/ou mais experientes para enfrentar os desafios. E é com essa mentalidade que prosseguimos neste caminho… A trajetória é longa, a todo momento estaremos cumprindo compromissos e realizando outros compromissos, mas sempre carregando uma certeza: a de que fazemos jus à memória de Jacques DeMolay, seguindo os passos trilhados por Frank Sherman Land e Alberto Mansur.

Vamos que vamos, Amigos e Irmãos, com a convicção de que “apenas começamos…“!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s