Chivalry’s alive and well: algumas palavras sobre o EFOC

Nesse último final de semana, tivemos a oportunidade de prestigiar as atividades da Ordem da Cavalaria do Rio de Janeiro, em ocasião do VII Encontro Fluminense da Ordem da Cavalaria, sediado pelo Convento Fraternidade Templária (liderado pelo ICC Marcellus Pena), na cidade de Duque de Caxias. Tentarei neste post fazer um breve relatório das atividades desenvolvidas, com as reflexões que são pertinentes. Ao fim, apresentarei alguns registros fotográficos com as legendas (basta colocar o mouse sobre a foto que a legenda aparece!) e… vamos lá!

Cheguei no Rio, depois de atrasos e turbulências, por volta das 13h de sexta-feira. No aeroporto, o Irmão Max foi me recepcionar e me acompanhou em uma breve visita pelo Rio. Logo depois, fui para a sede do SCODB sendo muito bem recebido pelos Irmãos Serqueira, Flávio e Auri. Foi minha primeira visita à sede do SCODB na Rua México e passamos um bom tempo conversando esses fiéis Irmãos que tanto trabalham para manter nossa admistração eficiente e organizada. Ao final da tarde, o Ir. Ramon Viana (MCE-RJ) saiu do expediente e foi me encontrar no SCODB. Tivemos um pouco de dificuldade com o trânsito porque estava havendo greve de uma classe trabalhista que acabou congestionando tudo… Enfim, passamos na rodoviária para buscar o Ir. Olavo Bevilaqua e fomos descansar na casa do Ramon (leia-se: falar de Ordem DeMolay até altas horas da madrugada…).

No sábado pela manhã, começou o tão esperando Encontro, com a concessão dos Graus Filosóficos (o Cadência sendo concedido pela primeira vez no Rio). Paralelo a isso, tivemos uma excelente oportunidade para estreitar laços, debater ideias e refletir sobre a Ordem como um todo com os Irmãos cariocas que também não estavam participando desses Graus. Após o almoço, nos reunimos em um salão para nossa palestra sobre “Vícios do Ritual DeMolay” (a que deu origem ao livro: “Caderno de Estudos Ritualísticos”). A interação dos Irmãos foi fantástica e tivemos uma discussão que durou em torno de 2h30 (ao final, já estava ficando sem voz!). Depois da palestra, fui investido ao Grau de Cavaleiro da Tríade, por uma excelente equipe de concessão: muito obrigado! Isso sem falar, é claro, nos Cavaleiros que investiram junto comigo: fantásticos também. Sinto-me muito honrado pelo contexto em que recebi este Grau. Ah… Sem falar que ainda recebemos instrução do Ir. Olavo (corretor do PACC e membro da Comissão de Honrarias e Prêmios), que ajudou a fixar algumas ideias do Grau!

Houve ainda a concessão do Grau de Ex-Templário e, para finalizar o sábado com chave de ouro, a Investidura (muito emocionante) de mais sete Irmãos Servidores! As atividades terminaram para lá de 23h, com todos exaustos fisicamente, mas muito enriquecidos espiritualmente com as Cerimônias ocorridas. No domingo pela manhã, houve a concessão dos Graus Capela e Cruz de Salém, finalizando o evento com o tio Antônio Pena proferindo um emocionante e verdadeiro discurso. Que o tio Pena saiba que é um verdadeiro exemplo de motivação para todos nós e que ele partilha do sucesso do Convento em seu trabalho no Conselho Consultivo. Extendo, aliás, as congratulações a toda sua família (esposa e filha – o ICC não conta, né?) que estiveram o tempo inteiro dando apoio e assistência ao evento. E, para encerrar o evento, houve um churrasco de confraternização que rolou a tarde inteira de domingo, mas tive de partir antes por conta do horário do voo. Fiz, ainda, uma demorada conexão de quase 5h em Brasília, mas nosso MCN, Ir. Mateo, foi até lá me fazer companhia, oportunidade em que discutimos também alguns projetos do Gabinete Nacional.

Foi muito bom reencontrar velhos amigos e, principalmente, ver a dedicação e o empenho de grandes líderes sempre constantes a nossa Ordem, como o Ir. Raphael Castro (Sec. Executivo do GNLJ) e o Ir. Rafael Reis (ex-MCN). Os Irmãos do Supremo, como de costume, fantásticos e, melhor ainda, foi ter conhecido o Ir. Marcelo filho do Ir. Serqueira! Tive ainda a oportunidade de conhecer pessoalmente os Irmãos Naruê, Diego Santa Rosa e Ícaro Titan, com os quais já troco algumas ideais constantemente aqui pela internet: só confirmaram minhas boas impressões sobre eles. Rever o Adalberto, o Cid, o Neumann, tio Rodrigo… Muito bom! Sem falar em todos que conheci, como o Marcellus e o Nickolas (que, mais uma vez, estão de parabéns pelo evento!), que só confirmam a unidade fortalecida e dedicada que é a Ordem DeMolay Carioca. Muito obrigado a todos pelo carinho! (para não ficar um texto muito grande, citarei outros Irmãos nas fotos abaixo, confira!)

Com essa viagem, o GNLJ ultrapassa a marca de 70 mil quilômetros percorridos desde o início da gestão, sendo que esses do último final de semana foram os primeiros em prol de um evento exclusivamente para a Cavalaria. Isso é apenas um anúncio do que está por vir: Encontro Nacional da Cavalaria (ENAC), a ser realizado nos dias 17, 18 e 19 de maio, em São Paulo – sintam-se todos convidados! Ao Gabinete Estadual do Rio de Janeiro, na pessoa do nosso querido Ir. Ramon, reforço meus mais sinceros agradecimentos a toda sua família, que muito bem nos acolheu. Estaremos sempre de braços abertos aqui no Piauí também!

Ah! E, para finalizar, deixar registrado um MUITO OBRIGADO ao meu amado Capítulo Luiz Neto, que foi me recepcionar no aeroporto na noite de domingo (para lá de meia-noite). Eles haviam me ligado após a sessão do Capítulo pela manhã dizendo que sentiram minha falta e que queriam ir me buscar no aeroporto, eu consenti e avisei para minha mãe… Mas não esperava que eles fossem com camisa da Ordem e plaquinhas com meu nome! Mais do que nunca, é reconfortante saber que posso contar com Irmãos leais e companheiros como vocês. Obrigado também pela compreensão em entender minha distância e ausência do Capítulo em virtude dessa função que exerço, mas saibam sempre que, para onde quer que eu vá, levo vocês e, principalmente, o que aprendi com vocês sobre fraternidade, fidelidade e companheirismo. Mil vezes obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s