Pela juventude, por DeMolay

Na segunda-feira, 18 de março de 2013, comemoramos o dia nacional da Ordem DeMolay. No mesmo 18 de março, Jacques DeMolay morreu na Ilha dos Judeus em 1314 e a Ordem DeMolay, fazendo reverência a sua memória, nasceu nesse mesmo dia em 1919. Não é nosso objetivo, nesta publicação, aprofundar detalhes históricos e/ou biográficos sobre essas datas – até mesmo porque, acredito, a maioria já é bastante informada sobre isso. Acredito, realmente, que o que vem a calhar é uma boa reflexão sobre como estamos cumprindo e fazendo valer os votos e as promessas feitas em Sala Capitular.

Dos diversos compromissos feitos, quero me focar em um que serve de sustentáculo para todos os demais: manter-se fiel ao seu Capítulo DeMolay. Sou um adepto da ideia de que, se me afasto do meu Capítulo, estou falhando substancialmente como DeMolay. É em sua unidade mais básica, nos Capítulos, que a Ordem DeMolay verdadeiramente acontece. Não estou aqui menosprezando as lideranças regionais, estaduais e/ou nacionais – pelo contrário, precisamos delas para que a máquina burocrática ande. Contudo, quem faz a Ordem se realizar é o Capítulo. Afinal, é lá que se inicia nos Graus, que se ocupa os primeiros cargos de Oficial, que se ocupa os primeiros cargos de Liderança, que se desenvolve os primeiros laços de fraternidade, que, enfim, o Iniciático conhece a Ordem e tem a oportunidade de se apaixonar por ela. Depois disso, todo o resto é consequência.

Assim, temos de destacar que manter-se fiel a seu Capítulo é permanecer, principalmente enquanto DeMolay ativo, participativo e preocupado com as atividades que estão sendo desenvolvidas. Algumas vezes, não é preciso nem que se ocupe cargo de Oficial: basta a sua presença, nas fileiras, para ajudar o Capítulo. Trabalhamos com exemplos, trabalhamos com motivação e com laços fraternais. Quanto mais tudo isso for forte, mais forte será nossa atuação e perpetuação. Ressalto, ainda, que se afastar do Capítulo enquanto se pode contribuir com ele é um ato de puro egoísmo. Egoísmo porque, ao não contribuir para manutenção do Capítulo, estou contribuindo para que ele feche suas portas e, dessa forma, “morra”. Com sua morte, impeço o ingresso de novos jovens, de potenciais DeMolays que são desejosos de lutarem, por DeMolay, por uma nação mais justa e virtuosa.

Agora já entrando no lado de “depoimento pessoal”, confesso a vocês que apesar dos cargos que já ocupei e ocupo, nunca consegui me afastar do meu Capítulo. Estando em Teresina e tendo reunião, estarei lá. Mesmo que não seja Ritualística, seja apenas uma instrução para os Iniciáticos… Mas me faço presente! Já me chamaram de “viciado em Ordem DeMolay”. Mas… fazer o que, né? Não pensem que não tenho outras atividades a desenvolver: também sou filho, sou estudante, sou presidente de Comissão de Formatura, sou irmão mais velho, sou amigo de pessoas não iniciadas. E tenho de manter todos esses vínculos também! Contudo, essa relação de como ter tempo para tudo fica para um próximo post, que também já estava pensando em escrever.

Enfim, para finalizar, atualizo vocês de como foi minha comemoração do dia 18 de março: passando 18 horas no final de semana entre DeMolays! Na verdade, foram 24h seguidas com um intervalo de 6h para dormir, divididas entre visita ao Capítulo Professor Carvalho Neves, nº 500, que vai realizar uma Iniciação no próximo domingo; participação das atividades do Convento 28 de Novembro, nº 58, meu querido Convento, que investiu mais 5 novos Irmãos Servidores; e, por fim, participação nas atividades de Iniciação ao Grau Iniciático do meu Capítulo – Luiz Neto, nº 408. Foi, fisicamente falando, exaustivo, mas ao final, quando a gente coloca na balança (mesmo ouvindo da mãe que você “não deu um pingo de atenção a ela o final de semana inteiro”), tenho a certeza de que faria tudo novamente, sem uma gota de arrependimento. Vida longa e próspera a Ordem DeMolay e à memória de Jacques DeMolay!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s