Dia Municipal da Ordem DeMolay – Teresina

No último dia 28 de novembro, comemoramos os 15 anos da Ordem DeMolay no Piauí. Como tudo iniciou em Teresina, conseguimos há alguns anos a criação de uma lei municipal que instaura o Dia DeMolay. Neste ano, tivemos sessão solene na Câmara Municipal em nossa homenagem, oportunidade em que a palavra me foi ofertada. Confiram nosso discurso abaixo, no vídeo, ou leia-o, se quiser. Forte abraço!

 

Há exatos 15 anos, a Maçonaria Universal possibilitou que Sete Grandes Luzes fossem acesas pela primeira vez no solo piauiense. Refiro-me aqui às sete virtudes de um DeMolay – Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo – que são as elementares sobre as quais todo jovem DeMolay busca embasar sua vida.

Desde 28 de novembro de 1998, jovens teresinenses ingressam nas fileiras da Ordem DeMolay, dedicados a seguir o heroico exemplo de Jacques DeMolay – expoente da Cavalaria Medieval. Atualizando os preceitos dessa Cavalaria para os padrões modernos, temos que o DeMolay é um jovem do sexo masculino, entre 12 e 21 anos, que ama incondicionalmente seus pais, seu país e seu Deus.

Não professamos, em nossa estrutura, nenhum credo específico, assim como também não nos alinhamos a nenhuma política partidária determinada. Antes de tudo, pregamos e defendemos arduamente a liberdade civil, religiosa, política e intelectual. Acreditamos piamente que apenas um homem livre é capaz de ser um cidadão pleno, por isso temos que as escolas públicas são os alicerces para a grandeza de nossa nação.

Armados com esses ideais, formamos uma das maiores organizações juvenis do mundo, de caráter filosófico, filantrópico e sem fins lucrativos. Mais de 2,5 milhões de jovens já passaram por nossa instituição, desde sua fundação em 1919, sendo mais de 100 mil somente no Brasil, desde 1980, e em torno de 3 mil no Estado do Piauí, desde 1998.

Essa legião de jovens, espalhada por todas as esferas da sociedade civil, busca, constantemente, mudar e se aperfeiçoar, aplicando e disseminando os princípios e preceitos que a Ordem DeMolay traz em sua essência. Preocupamo-nos com o próximo, realizando diversas campanhas solidárias ao longo dos anos, que beneficia creches, vilas, asilos, casas de recuperação, bancos de sangue e, enfim, todos aqueles que necessitam do apoio e da força de jovens guerreiros. Nós, contudo, não buscamos nos promover pelo bem que fazemos. Desejamos, mesmo, é contagiar e irradiar esse altruísmo por mais e mais jovens de nossa cidade, de nosso Estado e de nosso País.

Temos orgulho do que somos e do que conquistamos até então. Entretanto, Meus Senhores e Minhas Senhores, tenham a certeza de que o reconhecimento de nosso trabalho por esta Casa Legislativa não nos envaidece, pelo contrário: amplia a nossa obrigação e responsabilidade em honrar o mérito e a confiança que nos são ofertados.

A Ordem DeMolay Piauiense, saibam todos, já produziu bons frutos tanto para a Ordem como para a Sociedade. Nesta, por exemplo, temos DeMolays já atuantes como advogado, juiz federal, professor, defensor público, promotor, médico, fisioterapeuta, contador – enfim, uma diversidade de profissões que dignificam o ser.

Hoje, tenho a honra de falar aos Senhores e as Senhoras, como Mestre Conselheiro Nacional da Ordem DeMolay Brasileira, sendo o primeiro piauiense a quem foi confiada a missão de conduzir, representar e servir a Ordem DeMolay em sua instância máxima no território nacional. No exercício desta função, fiquem cientes de que carrego, com orgulho e humildade, minhas origens de nordestino e piauiense.

Dessa forma, portanto, ao comemorar nossos 15 anos de existência em Teresina e no Piauí, acredito que estamos prontos e preparados para apresentar a todos vocês e a todo o Brasil uma organização madura, eficaz e comprometida com os jovens de hoje – líderes do amanhã.

Direciono-me ao final das minhas palavras ratificando os agradecimentos a Maçonaria Piauiense, que tornou o sonho da Ordem DeMolay em realidade e nos apoia e patrocina até então; a esta Casa Legislativa, em especial ao Excelentíssimo Sr. Vereador Edvaldo Marques, pelo reconhecimento de nossa função social e pela parceria em nossos projetos sociais; e, por fim, a toda sociedade teresinense que sempre se portou de forma receptiva as atividades da Ordem.

Despeço-me dos Senhores e das Senhoras, em especial dos nossos políticos, clamando para que nunca deixem de cuidar da juventude, porque em cada jovem existe o desejo de querer sempre se tornar o melhor que puder. Parabéns a todos nós que, cientes disso, continuamos a escrever uma história de excelência e de virtudes. Muito obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s