Dia DeMolay no Senado Federal

No último dia 17 de março de 2014, o Senado Federal reconheceu os trabalhos da Ordem DeMolay Brasileira realizando uma Sessão Solene em Homenagem ao Dia DeMolay. Na oportunidade, tivemos a honra de falar em nome do SCODB na tribuna do Senado. Confiram aqui nossa participação!

Excelentíssimo Senhor Senador Tio Mozarildo Cavalcanti, presidente desta sessão, e Excelentíssimo Senhor Deputado Federal Izalci, nas pessoas dos quais peço vênia para saudar demais parlamentares que nos prestigiam,

Ilustre Tio Sérgio Luiz, Grande Mestre Nacional, por meio do qual saúdo todos os DeMolays aqui presentes,

Ilustre Tio Lucas Galdeano, Grão Mestre Estadual Adjunto do Grande Oriente do Distrito Federal, a partir do qual cumprimento todos os Tios Maçons aqui reunidos,

Senhores e Senhores Convidados, bom dia!

França, 18 de março de 1314. Ao entardecer deste fatídico dia, Jacques DeMolay entregou nas mãos do Pai o seu espírito, sendo queimado vivo a mando de homens que desconheciam os elevados ideais e preceitos pelos quais nosso herói se sacrificou. Hoje, setecentos anos depois, milhares de  jovens do mundo inteiro adotam o exemplo de retidão deixado pelo último Grão-Mestre Templário e por toda a Cavalaria Medieval. Atualizando seu código de ética para conceitos modernos, Senhoras e Senhores, nós, jovens DeMolays, desde o surgimento de nossa Ordem em 18 de março de 1919, edificamos nossas vidas nas virtudes do Amor Filial, da Reverência pelas Coisas Sagradas, da Cortesia, do Companheirismo, da Fidelidade, da Pureza e do Patriotismo.

No Brasil, desde agosto de 1980, graças a esforços hercúleos do nosso amado e saudoso Tio Alberto Mansur, a juventude não é mais a mesma. Mais de cem mil garotos, espalhados por todos os rincões desta nação, já ingressaram nas fileiras da Ordem DeMolay, dedicados, incondicionalmente, a amar e servir aos seus pais, ao seu país e a seu Deus.

É importante ressaltar, Senhoras e Senhores, que não professamos, em nossa estrutura, nenhum credo específico, assim como também não nos alinhamos a nenhuma política partidária determinada. Antes de tudo, pregamos e defendemos arduamente a liberdade civil, religiosa, política e intelectual. Acreditamos piamente que apenas um homem livre é capaz de ser um cidadão pleno, por isso temos que as escolas públicas são os alicerces para a grandeza de nossa nação.

Armados com esses ideais, figuramos como uma das maiores organizações juvenis do mundo, de caráter filosófico, filantrópico e sem fins lucrativos. Estamos espalhados por todas as esferas da sociedade civil, nas mais diversas funções e profissões, mas sempre unidos pelos laços de nossa fraternidade e pelo desejo imensurável de fazer o bem, de lutar pela verdade e de ter a justiça concretizada. Diversas personalidades famosas, inclusive, já passaram por nossas fileiras, como Walt Disney, astronautas, jogadores profissionais dos mais diversos esportes, enfim, homens que conseguiram o sucesso não por serem DeMolays, mas se destacaram por carregarem consigo uma formação moral e ética sólida e edificada em elevados ideais.

Já nossa preocupação com o próximo pode ser exemplificada por nossas ações sociais, como o Arrastão da Solidariedade, com o qual distribuímos anualmente centenas de toneladas de alimentos a quem tem fome; também somos engajados e reconhecidos por campanhas de doação de sangue e de cadastramento de doadores de medula óssea; lutamos, ainda, contra o câncer, razão pela qual destacamos nosso trabalho junto ao Hospital do Câncer de Barretos; nosso cuidado pelo meio ambiente e sustentabilidade, então, se concretiza com nosso projeto DeMolay Sustentável, com o qual buscamos conscientizar sobre práticas ecologicamente corretas e, principalmente, pô-las em ação. Além dessas ações macro, uniformes a nível nacional, cabe destacar que nossos mais de 750 Capítulos DeMolays possuem seus trabalhos paralelos e locais, atendendo as especificidades das sociedades em que estão inseridos – seja visitando asilos ou doando suprimentos a casas de recuperação ou mobilizando categorias profissionais para prestar assistência aos que necessitam. Nós, contudo, não buscamos nos promover pelo bem que fazemos. Desejamos, na realidade, é contagiar e irradiar esse altruísmo a mais e mais jovens de nossas cidades, de nossos Estados e de nosso País, complementando os esforços de nossos políticos para construção de um Brasil melhor – a exemplo, de políticos do porte do Tio Mozarildo Cavalcanti, Senador da República, maçom e membro honorário vitalício do SCODB, que luta diuturnamente não só por melhorias para o seu estado, mas para todo o Brasil, em especial no tocante aos projetos que beneficiam nossa juventude.

Poderíamos, Senhoras e Senhoras, nos envaidecer de nossas conquistas e, realmente, temos orgulho do que somos e do que construímos  até então. Entretanto, a exemplo dos Cavaleiros Medievais, temos a humildade  de reconhecer que esta homenagem aos nossos trabalhos por esta Casa Legislativa não serve para enaltecermos, mas pelo contrário: amplia a nossa obrigação e responsabilidade em honrar o mérito e a confiança que nos são ofertados.

Direciono-me, ao final das minhas palavras, ratificando, em nome de todos os jovens de nossa nação DeMolay, os agradecimentos a Maçonaria Brasileira, que tornou o sonho da Ordem DeMolay uma realidade e nos apoia e patrocina até então. (Dirigindo aos Maçons presentes) Se somos jovens grandes, é porque tomamos como exemplo gigantes homens de Bem. Agradecemos, ainda, a esta Casa Legislativa, em especial ao Excelentíssimo Sr. Senador Tio Mozarildo Cavalcanti, pelo reconhecimento de nossa função social e pela parceria em nossos projetos sociais; e, por fim, a toda sociedade brasileira, a qual temos a honra de servir como verdadeiros guerreiros.

Despeço-me dos Senhores e das Senhoras, em especial dos nossos políticos, clamando para que nunca desistam da juventude. Queremos ser os líderes do amanhã e dar continuidade a história de excelência, de virtudes e de muita luta que temos trilhado na construção de nossa democracia. Muito obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s